Energia solar no Brasil: uma tendência em expansão
Atualmente, é crescente a preocupação com as fontes de energia, o que vem ocasionando uma mudança no sistema de geração, e as fontes de energia limpa, como a energia solar, vêm ganhando espaço na matriz energética mundial.
Passamos de uma realidade na qual o fornecimento era suprido por grandes usinas hidrelétricas para um crescimento exponencial de pequenas unidades geradoras. Falando especificamente da energia solar, entre os anos de 2015 e 2016, a potência mundial instalada quase dobrou.
Confira, a seguir, a expansão da energia solar no Brasil.
O cenário brasileiro da energia solar
No Brasil, a participação da energia solar na matriz energética, no ano de 2015, era de apenas 0,02%. Em 2016, estimou-se que atingiria 10%, no ano de 2030, o que resultararia em até 25 GigaWatts de potência instalada no país.
A ANEEL aponta um crescimento de 350% nas instalações do sistema de energia solar entre os anos de 2016 e 2017 — a capacidade atual está em 434 MegaWatts (MW) e beneficia cerca de 51 mil consumidores, o que atribui ao Brasil o posto de 4ª maior crescimento mundial no setor. A capacidade já instalada é capaz de suprir aproximadamente 60 mil residências. Os investimentos até 2017 totalizaram R$ 4,5 bilhões.
Uma nova estimativa realizada aponta um salto para 886 mil unidades consumidoras, com potência instalada de 3.200 MW até o ano de 2026.
A expansão do segmento ocasiona redução de custos dos equipamentos, fator que diminui o prazo de retorno do investimento. No ano de 2016, foram lançadas novas normas do setor elétrico, que possibilitaram a ligação de geradores ao sistema de energia nacional — medidas que proporcionam não só a autossuficiência energética, mas também a comercialização da energia excedente.
Com objetivo de incentivar a expansão desse sistema, o BNDES ampliou seu percentual de participação nos financiamentos de 70% para 80%, isso significa que até esse percentual será subsidiado pelo banco, o restante do valor deverá ser de recursos próprios do investidor.
Essa ampliação do financiamento demonstra a estratégia para crescimento do setor de fontes alternativas de energia. Com o mesmo intuito, em dezembro de 2015, o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de energia elétrica (ProGD) previu investimento de R$ 100 bilhões nesse setor. Entretanto, o Brasil ainda configura uma das maiores capacidades inexploradas.
Agora, em 2019 por exemplo, o Brasil pode ter um crescimento de 44% na capacidade de energia solar instalada, atingindo uma possível marca de 3,3 gigawatts (GW). E existem dados para esperar esse salto, uma pesquisa realizada ano passado revelou que 89% da população brasileira tem a vontade de gerar sua própria energia sustentável em casa.
Os benefícios proporcionados pelo sistema
Além da sustentabilidade, a energia solar é uma tendência em expansão por seus demais benefícios. Vamos evidenciar alguns deles. Confira!
- redução da emissão de CO2;
- inesgotabilidade como fonte de energia;
- diminuição do valor da conta de luz entre 50% e 95%;
- sustentabilidade, pois não gerar impactos ambientais;
- apelo ecológico à imagem da empresa;
- possibilidade de previsão da vida útil do equipamento utilizado;
- valorização do imóvel onde for instalada;
- baixo custo de manutenção;
- representação de uma fonte limpa.
No Brasil, esse é o tipo mais escolhido quando se fala de fontes alternativas de geração de energia, pois o país dispõe de longos períodos de insolação na quase totalidade do território nacional.
O uso da energia solar já é muito difundido entre os clientes residenciais, no entanto, os ganhos do sistema não se restringem a esse público. As empresas também podem se beneficiar com a adoção dessa fonte de energia.
Aproveitar o potencial de geração, associando a redução de custos a um comportamento mais sustentável, é uma excelente ideia, pois as empresas que adotam medidas a fim de reduzirem os impactos das mudanças climáticas, são melhores vistas perante os clientes.
E você, já pensou sobre os ganhos que a energia solar no Brasil pode trazer à sua vida ou à sua empresa? Quer saber mais? Siga a Fysol Energia Solar nas redes sociais para essas e muitas outras informações sobre o sistema e seus benefícios! Estamos no Facebook e no Instagram!