4 dicas para reduzir drasticamente os custos na sua empresa

150643-4-dicas-para-reduzir-drasticamente-os-custos-na-sua-empresa-1000x640

Para encarar o cenário de instabilidade econômica, as empresas buscam alternativas para otimizar sua produção e conter suas despesas. Neste post, vamos apresentar quatro dicas para reduzir custos na empresa, sem prejudicar a qualidade do produto final.

Acompanhe nossas indicações e tenha novas ideias para explorar o potencial produtivo de sua companhia. Boa leitura!

1. Elencar as despesas de maior representatividade

Primeiramente, é necessário categorizar e priorizar as despesas envolvidas no processo produtivo. Depois de ter realizado esse levantamento, é recomendável buscar alternativas mais econômicas para reduzir custos na empresa.

Como exemplo, a energia elétrica representa um percentual considerável nos custos fixos de uma empresa. Dessa forma, pode-se avaliar a adoção de um sistema alternativo de fornecimento — como a Energia Solar Fotovoltaica.

Com a adoção da Energia Solar é possível reduzir o valor da fatura de energia em até 95% mantendo-se o mesmo consumo e, além da redução de valores, tem impacto ambiental positivo — já que o sistema gera energia de forma limpa e sustentável.

Comparativamente, com a mesma despesa mensal, a adoção da energia solar possibilita o uso de um número maior de equipamentos — o que resulta em aumento da produção. Além da redução de custos, a preocupação ambiental melhora a imagem da empresa.

2. Avalie a possibilidade de terceirização

Para serviços que não fazem parte do produto final da empresa, a terceirização é uma alternativa a ser considerada. Em situações eventuais, ou em funções muito específicas, geralmente não é viável manter um profissional ou uma equipe como integrantes do quadro fixo da própria organização.

A escolha de terceirizar determinado serviço deve:

  • levar em consideração as suas especificidades;
  • avaliar se a atividade é de maior ou menor recorrência;
  • considerar a facilidade ao encontrar prestadores de serviço terceirizados.

A terceirização pode, além de reduzir os custos da empresa, proporcionar segurança quanto aos prazos de entrega e qualidade do serviço prestado.

3. Otimize os processos

Um controle de qualidade eficiente e a sistematização dos processos envolvidos na produção resultam em redução do número de erros. Como consequência, há menos retrabalho, menos perda de material e redução de horas extras dos funcionários.

Em muitos produtos, o percentual de lucro é reduzido por consequência da ineficiência da produção. Portanto, é válido revisar e acompanhar todas as etapas da cadeia produtiva, a fim de obter uma fabricação mais eficaz — o que impacta diretamente na redução de custos.

4. Consulte vários fornecedores

É comum adotar um fornecedor específico para cada matéria-prima ou serviço, entretanto, uma boa alternativa para redução de custos é consultar mais opções. É recomendável que se consulte pelo menos três fornecedores distintos para cada categoria.

Outra possibilidade é a pesquisa sobre os fornecedores de outras companhias do mesmo segmento. A avaliação dos provedores deve considerar, também, a manutenção dos padrões de qualidade estabelecidos e utilizados pela empresa.

Por que não associar todas as dicas dadas aqui e reduzir o custo nas várias etapas da produção? É preciso lembrar que todas as orientações devem passar por uma análise de custo-benefício — já que a redução de despesas não pode ser obtida ao custo da perda de qualidade.

Gostou das nossas dicas de como reduzir custos na empresa? Então deixe seu comentário abaixo com suas ideias ou dúvidas!

Este post tem 17 comentários

  1. Pingback: EAP

Deixe um comentário

Últimas postagens

Fysol Energia Solar © 2019. Todos os direitos reservados.

Fechar Menu