Com o avanço da energia solar no Brasil, muitas pessoas se interessam em conhecer essa tecnologia. Uma das perguntas mais comuns é sobre quantos painéis são necessários para suprir uma…
A produção da energia solar no Brasil está crescendo mais a cada dia, embora esse processo ainda seja um tema novo e considerado complexo por muitas pessoas.
Mas a verdade é que a geração de energia solar fotovoltaica não é tão complicada quanto pode parecer. Quer entender como ela funciona e os benefícios que oferece? Preparamos um post especial com o passo a passo para que você saiba como é gerada a energia a partir do sol. Vamos lá?
Aprovação do projeto
Quando você contrata um serviço de energia solar para sua casa ou negócio, é necessário que a empresa contratada apresente um projeto à concessionária de energia do Estado. Isso acontece porque você precisa obter uma permissão para que o sistema fotovoltaico se conecte à rede de transmissão da cidade.
Basicamente, o que importa no projeto apresentado é a descrição dos equipamentos utilizados e a sua regulamentação. Como a rede elétrica vai ser utilizada como backup de energia, a concessionária precisa saber se os aparelhos não apresentam o risco de danificar a rede de transmissão.
Instalação dos painéis
Após a aprovação do projeto do seu sistema fotovoltaico, é hora da instalação das placas — que é feita geralmente no telhado, por ser um ponto com melhor incidência solar. Em casos especiais, nada impede que os painéis sejam instalados no solo, desde que colocados em suportes adequados.
Na instalação, os responsáveis técnicos obedecem ao posicionamento que garante que as placas fotovoltaicas tenham o melhor desempenho durante todo o dia. Assim, elas podem captar o máximo de energia.
Captação de radiação
Depois da instalação das placas fotovoltaicas , do inversor e dos outros componentes (o medidor bidirecional — que é de responsabilidade da concessionária de energia), o sistema pode entrar em funcionamento.
Assim que o sol nasce e incide sobre as placas, elas iniciam o processo de captação da radiação solar e geração de energia elétrica. A placa só consegue gerar energia quando recebe radiação direta, por isso sua produção é mais baixa em dias nublados.
Transformação de corrente contínua para corrente alternada
Depois que a placa fotovoltaica gera energia elétrica, essa energia é enviada para o inversor. O papel desse componente é converter a corrente gerada pelas placas, que é do tipo contínua, para corrente alternada.
Esse processo é necessário porque a concessionária de energia fornece corrente alternada e todos os aparelhos elétricos e eletrônicos são projetados para funcionar nesse tipo de corrente — por isso, a energia gerada pelos painéis fotovoltaicos deve se adequar.
Geração de crédito de energia
Quando o sistema está em pleno funcionamento é possível usufruir dos inúmeros benefícios dele. A energia que sai do inversor é consumida diretamente durante o dia. Se a sua casa ou empresa não utilizar toda a energia fornecida, o excedente é enviado para a rede de transmissão de energia elétrica por meio do medidor bidirecional.
Com isso, é gerado crédito para você junto à concessionária de energia. Esse crédito pode ser utilizado no período noturno e até mesmo nos meses posteriores, se não for usado todo no mês atual.
Agora você já sabe como funciona a geração de energia solar — essa alternativa energética está se expandindo cada vez mais no nosso país. Além de ser ecologicamente correta, pode reduzir drasticamente os custos da sua empresa.
Quer aproveitar essas vantagens? Entre em contato com a gente e saiba como requisitar a instalação de placas solares!